.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007


País em 54º não é vergonha, diz ministro da Educação

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que os dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos de 2006, que coloca o Brasil em 54º lugar, entre os 57 países pesquisados, não devem envergonhar o País. "Dos países analisados nós somos um dos países com menos renda per capita, com um dos mais baixos indicadores de distribuição de renda e investimento por aluno (isso eu sempre soube). Portanto nós estamos nos comparando com países ricos. Se tomarmos um contexto latino-americano, nós vamos ver que estamos muito próximos de países como Colômbia e Argentina" (só próximos??) , disse o ministro, no programa Bom Dia Brasil, da TV Globo.
Segundo Haddad, as decisões de governo para a área de educação já vem sendo tomadas (já ouvi falar disso a cinco anos, e ai ???) . "Os resultados virão no médio e longo prazo, porque em educação você não colhe os frutos em prazo de um mandato e, portanto, não pode ser uma tarefa de um partido político ou de um governo . É uma tarefa nacional", afirmou (até agora só tem piorado) . O ministro negou que o acesso ao ensino médio esteja regredindo, conforme dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). "O que está acontecendo é que as taxas de aprovação da 5ª à 8ª série não estão reagindo adequadamente(falta de qualidade mesmo) . Nós estamos tendo um avanço nos anos iniciais no ensino fundamental, tanto em desempenho quanto em rendimento. O que está acontecendo é que está havendo da 8ª série para o primeiro ano do ensino médio, uma retenção" (é que os jovens precisam trabalhar para sobreviver e muitos não conseguem concluir os estudos) , explicou.
O ministro reconheceu, entretanto, que um dos principais problemas na qualidade da educação no Brasil tem sido formação do professor. "Eu penso que essa é a principal variável a ser enfrentada no próximo período. No meu ponto de vista, de maneira equivocada, nós transferimos a responsabilidade pela formação de professores para estados e municípios, quando deveria ser atribuição da União, pelo fato de ela manter um parque enorme de universidades federais. Portanto o que nós queremos agora, por parte das universidades federais é que elas assumam com o apoio financeiro do Ministério da Educação uma maior responsabilidade pela formação inicial e continuada do magistério".

não é por falta de dinheiro e sim por falta de vergonha na cara e melhor distribuição de verbas, sem esquecer uma fiscalização forte e eficáz em todos os estados e municipios do Brasil ( maior cobrança por parte do povo também).
vocês votaram neste governo e devem correr atrás das promessas feitas.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home