.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008


Senna 'vive' em museu na Inglaterra
Ídolo do automobilismo brasileiro e mundial é homenageado no museu do automobilismo de Donington Park

McLaren usada na camapnha do bicampeonato mundial de Senna, em 1990 (Crédito: Fred Sabino)
Fred Sabino
ENVIADO ESPECIAL A DONINGTON (ING)

Entre em contato

– Você vai perceber que Ayrton Senna é uma lenda na Inglaterra.

Com a frase acima, o motorista que levou a reportagem do L! ao museu de Donington Park, pouco antes da abertura da Fórmula Superleague, no domingo, antecipou o que seria visto em seguida.

Foi na pista inglesa que Senna fez, para muitos, a sua melhor corrida na Fórmula 1, no GP da Europa de 1993, quando, sob chuva em um carro inferior, ganhou a prova com quase uma volta de vantagem sobre o segundo colocado, o inglês Damon Hill, e fez a primeira volta mais lembrada da história.

Antes mesmo da entrada, as primeiras homenagens ao tricampeão mundial, morto em 1994. Um monumento com uma estátua em tamanho natural de Senna, ao lado de outra do pentacampeão Juan Manuel Fangio (ARG), é o ponto de partida para uma viagem fascinante.

Com cinco grandes galpões e mais de 130 carros de corrida, o museu de automobilismo do circuito inglês é considerado o melhor do mundo. O visitante pode ver carros antigos, como os famosos Lotus dos anos 60 e 70, e recentes como o Williams "batmóvel" de 2004, além de capacetes originais e outros objetos.

Mas Ayrton Senna é mesmo o grande homenageado. Um dos galpões é inteiramente dedicado à equipe McLaren e a Senna. Os carros dos três títulos mundiais do brasileiro estão expostos, bem como dezenas de quadros com fotos da sua carreira. Um dos locais mais importantes do museu é onde ficam o McLaren com o qual Senna ganhou em Donington em 93, a bandeira do Brasil carregada pelo piloto na volta da vitória e um autógrafo dele.

Outro carro que desperta a atenção dos fãs é o Toleman pilotado por Ayrton no GP de Mônaco de 1984, quando, sob chuva torrencial, o então jovem brasileiro assombrou o mundo e quase venceu a corrida contra o poderoso McLaren de Alain Prost. Até mesmo os pneus de chuva são os daquela corrida.

O museu é obra do empresário Tom Wheatcroft, que comprou e reformou Donington Park no início da década de 70 e, ao longo dos anos, adquiriu carros de competição antigos em leilões, muito comuns no Reino Unido. As 7 libras (cerca de R$20) que são cobradas para a visitação saem até barato diante do que se aprecia no local.


O ídolo

Ayrton Senna da Silva

- Nascimento: 21/03/1960, em São Paulo

- Disputou 161 corridas na Fórmula 1

- Conquistou 41 vitórias

- Fez 65 poles

- Assegurou 19 voltas mais rápidas

- Esteve 80 vezes na primeira fila

- Tem 3 títulos na F-1: 1988, 1990 e 1991

- Morte: 01/05/1994, em Bolonha (Itália), durante uma corrida do Mundial de Fórmula 1

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home